quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pecado na Capital

É o que ouço, leio, respiro e acordo o tempo todo: “Não peque! Não pode! Ouse! Use! Abuse! Faça! Fale! Atitude! Ação! Tração! Tesão! Corra! Corte o cabelo! Seja sexy! Seja magra! Seja! Esteja! Esteja em forma! Estilo! Estado! Estude! Estrada! Rua! Galeria! Arte! Cidade! Capital! Dinheiro! “Money”! Compre! Tenha! Tenha fé! Tenha tudo!”.
Tudo pode, preguiça não... Preguiça não é coisa que cabe nas ruas duma cidade-capital. É muito folgada e se espalha e se demora. As coisas precisam ser já e, daqui a pouco, elas já são ainda. Num piscar de olhos, o amanhã já virou ontem. Num piscar de olhos, meu despertador berra:

-“Melhor deixar pra espreguiçar amanhã! Você já espreguiçou ontem! Já perdeu cinco minutos! Num minuto, cê perde um contato! Num contato, cê ganha dinheiro! Contato é dinheiro! O tempo é catalisador! Ou você ou ele! É você contra o tempo, minha amiga! Catalisa! Anda logo! Corre! Anda rápido!

E lá vou eu, manca de sono, me equilibrando em sapatos, roupas e gestos que não queria usar. Ganhando tempo que eu queria matar. Matar o tempo direito, sabe? Esquartejar e jogar pela janela com relógio e tudo, com requintes de crueldade. E com muita, MUITA calma.

A gente só vive, deveras, quando mata o tempo
Mas não deve! Não há tempo pra isso, não! Deve manter o foco e evitar vertigens! Ver que se deve andar pra frente, nunca em círculos! Não se deve circular e passar de novo e ver. De verdade.

Assim é o ciclo. Não se pode girar e girar e girar e girar...até enjoar
. Não há tempo pra enjoar! O vômito tem de ser precoce! Nada de vertigens e rodopios e desvarios e oscilações e frio na barriga e loucuras e tremor nas pernas e... e... e...

Iiiiiiih!

Enjoei! Deu abuso dessa rapidez! Vou ver se tô ali na esquina. Esticar e bater perna, espreguiçar, matar o tempo, circular, ir, voltar, dormir pra acordar...e se alguém buscar por mim, mandar e-mail, torpedo, sinal de fumaça ou telegrama estarei com “Rede Cheia” e em “Endereço não encontrado”.

2 comentários:

disse...

Nhom, me li agora!rs

Adoro matar tempo. Matar tempo com râmi então...

disse...

Aliás, com quem vc tem matado tanto tempo que não me vê mais?